Estou em crise. Há uns quatro ou cinco meses não me apaixono. Por um livro. Há tempos não me sinto consumida por aquela paixão que nos faz pensar duas vezes na hora de escolher entre sair ou ficar em casa lendo, lendo, lendo, só para ter mais prazer. Estou com saudade dessa sensação. Deitar só com um livro e um edredom e viajar, esquecer do meu mundinho, rir e chorar com a "vida" dos outros. Eu, desde pequena sou viciada, apaixonada por livros. Lembro quando só existia Saraiva no centro da cidade, e uma vez por mês passava uma manhã de sábado lá, me divertindo, e podendo escolher uns três livrinhos para trazer para casa. Fui crescendo, e a paixão continuou forte... não tenho nem ideia de quantos livros peguei emprestado no Projeto Plic, e adorava classificar os livros com estrelinhas, do muito bom ao ruim. Como esquecer de Ruth Rocha com "Marcelo Marmelo Martelo", a Bruxa Onilda, a coleção Salve-Se Quem Puder, os livros do Ziraldo...
Na pré-adolescência, Harry Potter foi um marco. Lembro como se fosse hoje, meu pai me deu o Câmara Secreta, junto com um recorte de jornal, que dizia que essa era a mais nova febre literária do mundo. A decepção com o Senhor dos Anéis - ganhei o livro com os três volumes juntos, mas nunca passei do terceiro capítulo - que um dia, quem sabe, ainda leio. Adolescência, época de me encantar com Agatha Christie, e nunca ter nem uma vaga ideia sobre quem era o assassino. Li os clássicos para o colégio, de Policarpo Quaresma até Não verás País Nenhum, e me rendi às maravilhas literárias do Mago do Cosme Velho, mergulhando profundamente nos olhos de ressaca de Capitu. Jô Soares e Nelson Motta são meus ídolos da literatura brasileira contemporânea. Me perco por Xangô e o Canto da Sereia.
Sei que minha cultura literária não é tão vasta quanto desejo. Existem milhões de autores maravilhosos que eu nunca li. E são eles que eu quero conhecer, e peço ajuda à vocês, minha querida meia dúzia de leitores.Desde que virei "adulta", minha paciência para as leituras arrastadas e minimalistas ficou mínima. Antes, eu me obrigava a terminar tudo que começava a ler. Hoje, não dá tempo nem se eu quiser. Como o tempo é curto, preciso de algo realmente bom, que me prenda do início ao fim. Já estou com uma coleção de livros inacabados na minha escrivaninha, e olhar para eles me dá uma angústia terrível.
Pois bem, me ajudem a driblar essa crise literária e indiquem leituras maravilhosas nos comentários!
foto: GettyImages
15 comentários:
Já sei o q te dar de presente.....um bom livro.E se quiser emrestado é só falar.
o melhor conselho q eu posso te dar é não desistir d nenhum livro. mesmo q leve uma vida, q ache q nunca vai acabar (tipo eu com "os miseráveis" - agora só faltam 50 páginas!!), leia até o fim. as maiores maravilhas literárias não são livros q a gente lê num fim d semana, tipo código da vinci. os melhores são mais complicados, nem sempre têm uma história eletrizante, como diria a marlene, nem sempre têm uma história linear, mas valem pelas frases, passagens e alegorias brilhantes. atualmente meu maior prazer com livros é esse: vou atrás dos pedaços q são d um brilhantismo inacreditável, q vc fica espantada q alguém percebeu aquilo, ou q alguém colocou aquilo d uma forma tão fora do senso comum. e sublinho tds. tem gente q não consegue sublinhar nem comentar em livro. mas qd eu vejo uma passagem boa msm, não consigo me segurar.
duas dicas: "o retrato de dorian gray", do oscar wilde, e "trópico d câncer", do henry miller. têm algumas das melhores passagens q eu, com minha (ainda) breve cultura literária, já li. e, como leitura q não exige mt uso do cérebro, "a menina q roubava livros".
BjoMeLiga
obrigada!
é pq eu tenho problema de concentração tbm... e li a menina que roubava livros, gostei!
os outros estão anotados
eu me encontro no mesmos estado! precisando urgentemente de um livro pra ocupar as horas que eu fico a toa no computador. quem souber algum livro de ficção bem fantasiosa me fala ae..to sentindo falta de um pouco de historias como essas
Bom.. todos já sabem que eu não leio muito e que sou meio burrinho! MAS, como você pediu indicações para todos os leitores SEM EXCEÇÃO então eu recomendaria A Hora da Estrela de Clarice Lispector ou A Montanha e o Rio de Da Chen!
Beijos
ficção fantasiosa tem crepúsculo... q não sei se é bom ou se é retardado, só conheço duas meninas q gostam, e uma é td "amo romances água com açúcar" e a outra é retardada... então não sei...
lembrei d mais um! "a conspiração franciscana". meio tipo código da vinci. se quiser eu empresto.
eu li crepusculo... tava lendo o lua nova mas to achando supermonótono...
e a hora da estrela eu quero mto ler, boa feibs!
hoje tava andando sozinha no shopping e quis comprar varios livros na saraiva.. =/ mas nao comprei... nao posso! haha
Não sou uma boa pessoa para recomendar livros, meu gosto é meio exótico... Não ando lendo ficção atualmente (aproveitei o fim da peça para reler a tetralogia sobre a Ditadura do Elio Gaspari), mas acho que você iria gostar de "Menina Má", do Mario Vargas Llosa. Muito bom. Ainda nessa de escritores latinos, os clássicos do Gabriel Garcia Marques estão sendo relançados - de todos, meu favorito é Cem Anos de Solidão.
Das recomendações dadas: A Hora da Estrela é ótimo - é o único livro da Clarice com um protagonista masculino, salvo engano. A trilogia "Crepúsculo" é um lixo patriarcal e anti-feminista (lí um artigo na Salon descascando os livros!!).
No mais, Jô Soares como escritor? Pô, o único livro bom dele é "O Homem que Matou Getúlio Vargas". Não gostei de Xangô nem de O Assassinato na ABL.
Cheguei nesse blog via google e gostei desse post. Meu comentário não será lido provavelmente mas não será isso que me impedirá de escrever. A verdade é que eu leio consideravelmente. Então acho que posso recomendar algo que talvez agrade, pois nossos estilos são possivelmente parecidos (pelo que li nos posts).
1 - Ensaio sobre a cegueira. Genial.
2 - Intermintências da Morte.
3 - Cem anos de solidão, como já foi recomendado. Pena que precisa de uma árvore genealógica pra entender melhor.
4 - Volta ao Mundo em 80 dias. Quando não tinha Tv, o jeito era ler. Ótima aventura e sensacional desfecho.
5 - 1984. Pena que se você falar que ama o Big Brother irão te interpretar mal.
6 - Revolução dos bichos. O livro é da década de 50, então pode-se dizer que é profético.
7 - Admirável Mundo Novo. Pena que eu lembro da Pitty quando penso nesse livro.
E alguns outros mais....
Exatamente como me sinto... ^^'
Há um tempo meu ritmo de leitura diminuiu MUITO.. em grande parte culpa da dependência virtual, como dito no outro post, do João.
No entanto, a 'obrigação' de ler três livros para o Sergio Mota (adoreeeei 'Ensaio Sobre A Cegueira') me fez decidir não parar mais.. sem hiatus, como costumava ser nos últimos meses..
Não sei se você gosta dos livros do Dan Brown (uns amam, outros odeiam). Mas é o tipo de livro que, quando começo, não consigo parar até acabar. Nesse feriado resolvi me afastar um pouco do computador (mais especificamente quinta e sexta).. Com isso, peguei para ler 'Memórias de uma gueixa' e já acabei. Posso recomendar com veemência: vale a pena! Mudou completamente minha concepção do que eram as gueixas no período antes e durante a Grande Depressão. Jamais pensei que fosse gostar tanto do livro.. (:
Enfim, é isso.. rs.. Esse post já é meio antigo, mas resolvi respondê-lo assim mesmo. ^^
Parabéns pelo blog.. Não conhecia, mas gostei bastante. Lerei com mais frequência. Bjs
"O Vendedor de Histórias" (do mesmo autor de "O mundo de Sofia" - o Jostein Gaarder). É MUITO bom.
")
Adoro essa paixão avassaladora que a gente começa a sentir por um livro... Meu último amor-literário foi "Pequena Abelha", do Chris Cleave. Em 2 dias eu li, a história é emocionante, e o escritor é maravilhoso!
Pessoal eu li o livro Fortaleza Digital do autor Dan Brown, adorei me empolguei muito.
Postar um comentário