Andando pelo shopping, sinto de novo o cheirinho que sentia quando, sem sono, me embrenhava no pescoço da minha mãe, para, em menos de cinco minutos, estar dormindo placidamente. Mas a lembrança se distancia quando a senhora usando Azzaro entra numa loja qualquer.
Numa visita em plena hora do recreio ao colégio que estudei, viajo sem sair do lugar absorta numa mistura de biscoito wafer, suco de uva, suor de criança, fandangos e areia. Consigo até me ver sentada naquele pátio com minha merendeira da Angélica.
Mas não só lembranças boas me trazem os cheiros. Mesmo 15 anos depois de ter tido piolho, identifico de longe o odor insuportável do remédio que usei para exterminá-los. E uma agonia me domina ao recordar as sofridas "férias do piolho".
Flores, muitas flores juntas também não agradam muito. Herdei, não sei por que, a mania da minha mãe de achar que o cheiro das flores remetem a enterros.
Tem cheiro que dá água na boca: cebola refogando, bolo crescendo, pão de alho dourando na churrasqueira...
Tem cheiro que conforta: o arominha não-identificável do início de dezembro, que nada mais é do que as férias dizendo "tô chegando!". E com ele vêm o odor do filtro solar, o poder inebriante da maresia, o cheirinho gelado do sorvete do fim da tarde...
E tem aqueles cheiros especiais que só sentimos uma vez por ano: a vela queimada do outro lado do bolo.
Os cheiros não matam e não engordam. São prazeres incolores...
foto: GettyImages
5 comentários:
Genial. Gostei da matéria e senti que realmente o cheiro nos leva a buscar lembranças do passado. Muito legal, gostei, foi diria assim; um cheirinho bom. Bjs
depois das músicas os cheiros são os mais nostálgicos. as vezes eu viajo no tempo quando sinto aquele cheiro saudoso. o pior é a saudade que dá..
ano passado vendemos a casa de férias de petrópolis da minha família. e lá tudo tinha um cheiro super característico. só pra vc ter ideia, eu peguei alguns livros com esse cheiro e embrulhei pra manter o cheiro e eu nunca esqeucer.
suco de uva. ralph lauren romance. polo sport. avião. final de ano. rosas (aqui em casa só tem na época dos aniversários). barbie. seda verão intenso. figurinha. disney. essenze di zegna. casa da lu. protetor solar. desinfetante do club med/angel thierry mugler (era igual). terra molhada.
cheiros me trazem lembranças.
boa ideia, vou listar os meus tbm:
casa de petrópolis, uma quitanda de petrópolis, corredor do andar do prédio de petrópolis, lanche do sion, meu edredon recém comprado, quartinho de bicicleta do meu prédio, panettone, axe marine, sabonete da minha tia, jasmin, seda ceramidas antigo que minha mae usava, tangerina, alho fritando, bombinha, chuva, refletor do teatro, saquinho de bala de goma e lógico, fim de ano. esse é o melhor de todos!
bom, teriam mas vários mas só lembrei desses
Muito bom .. cheiro para mim são as melhores lembranças.. me lembro como se fosse hj o cheiro da comida da fazenda misturado com eucalipto... do cheiro de livro novo.. cheiro de começo de dezembro .. filtro solar tem mesmo cheiro de ferias... que viagem boa .. ótimo texto como sempre...
Postar um comentário