quarta-feira, 11 de junho de 2014

Imagina na... Ops!

E amanhã a expressão "imagina na Copa" vai perder o sentido. Quem diria, hein? O tempo passou e o tal 12 de junho de um 2014 que parecia bem longe já está aí. No Oriente ele já é uma realidade, mas como o Mundial é aqui na nossa casa, ainda faltam umas horinhas de sono para que a data chegue de fato. O apego com o "imagina na Copa" era tanto que o bordão parecia imortal. E agora? Alguma expressão vai substituir o "imagina na Copa"? Os cariocas até podem lançar um "imagina nas Olimpíadas", que teria uma sobrevida de dois anos, mas não sei, não... Acho que não pega. Enfim... Façam suas apostas, sejam criativos... Porque a Copa até chegou, mas o brasileiro ainda precisa de uma expressão que misture tão bem a indignação, o assombro, a descrença e o deboche. De tanto imaginar como ia ser na Copa, ela chegou e parece que pouca coisa mudou. A um dia do início do grande evento, constataram que só metade das obras de mobilidade previstas lá no início ficaram prontas. Hoje, um taxista do Rio foi pego cobrando R$187 para levar um passageiro da rodoviária até Copacabana. Deus proteja os turistas! Aliás, o todo-poderoso já está agindo direitinho, porque não deixou nada de ruim acontecer com um gringo que simplesmente saiu do Galeão e foi andando com mala e tudo pela Linha Vermelha. Coitado, ele deve ter vindo de um país civilizado em que existe estação de metrô no aeroporto e é seguro sair andando por vias expressas... É a nossa Copa, e bizarrices como essa não vão faltar. Não quero questionar os gastos, o roubo, os caixas-dois, as atitudes tirânicas da Fifa... Eu, como mera cidadã, tô é achando esse negócio de Copa em casa o maior barato. Veja só. Teve brasileiro que nasceu, cresceu, se reproduziu, morreu e não teve chance de ver uma festa tão grande como essa no próprio país. Nós realmente estamos vendo a história acontecer por um ângulo privilegiado. Moro no Rio. Minha cidade está lotada, com gente saindo pelo ladrão, mas o clima, para mim, está uma delícia. O trânsito está mais caótico do que nunca, mas pelo menos agora eu posso prestar atenção em gestos de pessoas fascinadas com a Cidade Maravilhosa. Numa rápida ida à padaria eu dei cara com grupinhos de chilenos, italianos e colombianos. Até me contagiei com o olhar de encanto dos turistas para uma pracinha bem sem graça aqui perto de casa. Hoje, voltando do trabalho, eu notei que o Largo do Machado estava tão cheio que parecia Natal. Mas é Copa... E eu ainda não me acostumei a ser a anfitriã. Espero não pagar tantos micos como o meu país, mas acho que vai ser inevitável. Ah, o importante é ser bem brasileira e ganhar na simpatia. Agora não adianta mais imaginar...
Boa Copa para todos nós!  

5 comentários:

Carlos Pinto disse...

É, muito legal mesmo, a copa aqui no Brasil, apesar de termos algumas prioridades que estamos careca de saber, como Educação, Saúde e Transportes. Mas nascer e poder vivenciar uma Copa do Mundo em nosso próprio País é simplesmente mágico. Avante Brasil

Carlos Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina Capobianco disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Regina Capobianco disse...

Parabéns pelo texto!! Você retratou com êxito o que está acontecendo.Eu não acreditava que teríamos Copa, mas...
Enfim ela chegou!!! Eu não acreditava que as obras dos Estádios fossem ser concluídas. Mais uma vez,funcionou o hábito do brasileiro, de deixar tudo pra resolver e concluir na última hora! Vamos torcer pra que transcorra em clima de união, civilidade e segurança. A cidade está em festa!!Como costumo dizer estamos vivendo uma Grande,ou melhor enorme Festa da Glória!!

Regina Capobianco disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails