sábado, 31 de agosto de 2013

As canções que o Rei fez para mim

Agora há pouco, meu pai tocava uma música no violão que eu não reconheci. Nem a melodia, nem a letra. Prestei atenção aos versos, e como eles falavam de natureza, bichos e assuntos de fauna e flora, imaginei que a canção fosse do Almir Sater, do Sérgio Reis ou do Marcus Vianna. Depois da dedilhada final, perguntei quem era o compositor. "Roberto e Erasmo", ele respondeu. Poxa, para uma pergunta como essa, a resposta funciona em 90% dos casos. Não que a música brasileira se resuma a Roberto Carlos e Erasmo Carlos e mais uns 10% compostos por nomes como Tom Jobim, Milton Nascimento, Compadre Washington e Xande de Pilares. É óbvio que não. Mas o Rei e o Tremendão escreveram tanta coisa juntos que, inevitavelmente, temos que esbarrar nos dois ao listar mentalmente os vários estilos de música brasileira. Tem de tudo. Rock, soul, pop, romântico e até música com temática de natureza, como descobri hoje. Ah! Também tem funk nesse repertório. Eles compuseram um "batidão" para a última novela das oito.
Enfim, comecei a divagar comigo mesma sobre as letras e músicas de Roberto e Erasmo e pensei que, sei lá, 9 entre 10 brasileiros devem ter uma afeição especial por pelo menos uma canção dos dois. Será? Ou a minha especulação é otimista demais? É a fé que me faz..?
Sou filha de cachoeirense. Para quem não sabe, Cachoeiro de Itapemirim é a cidade do Espírito Santo que tem flamboyant na primavera - que bonito que ele era.... -, berço de Roberto Carlos. O cantor é praticamente santo para os que vivem lá. E a minha família é devotíssima. Cresci vendo meu pai arrumar cuidadosamente a discografia do Rei na estante, enquanto pelos alto-falantes reverberava a voz firme e, ao mesmo tempo, doce daquele que é considerado por muitos o maior artista do Brasil. Minha avó se chamava Lourdes, mas é impossível não se lembrar dela ao ouvir "Lady Laura". Sempre que os meus pés tocam a areia branca de Marataízes, me sinto em casa e sorrio. Não chego a chorar, até porque, não tenho caracóis nos meus cabelos. Em frente ao mar, tenho a plena certeza de que além do horizonte há, sim, algum lugar bonito para viver em paz.
E aqui, na cidade grande, em que todos parecem estar surdos, pergunto: será que existe algum brasileiro que não se identifique com pelo menos uma música do Roberto Carlos e do principal parceiro dele? Perceba: digo identificar. Não precisa nem gostar, ou dar o braço a torcer por um ícone talvez ultrapassado e que remeta à calorenta semana natalina. Basta se identificar. Acho que arrisco dizer: não confio em quem não se identifica com pelo menos uma música do Rei. O repertório é enorme, e eu adoro adorar. São tantas emoções...

2 comentários:

Carlos Pinto disse...

Como filho de CACHOEIRO,sempre curtir Roberto Carlos e me identifico com suas músicas, principalmente as antigas anos 70.

Regina Capobianco disse...

Má, amei seu texto!!!Chorei..., me emociono sempre que escuto "Lady Laura"! Achei lindo:"Em frente ao mar, tenho a plena certeza de que além do horizonte há, sim, algum lugar bonito para viver em paz." Marataízes está crescendo em nossos corações!! Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails