quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Verão micareta

Ontem virei para a minha mãe: 'Mãe, o que você vai me dar de Natal?'. Ela, até então absorta num jogo de paciência no computador, me lança aquele olhar enfezado peculiar das mães: 'Mas já? Tá maluca? A gente ainda tá em setembro'. Respondo, cheia de gracinha: 'Ah, mas é que tá fazendo tanto calor que eu achei que já estávamos no finzinho de dezembro'. Aliviada, ela dá um sorriso meio sem graça e emenda em um assunto nada a ver.
Assim como eu, milhões de outros brasileiros devem ter bolado zilhões de piadinhas - algumas mais engraçadas que a minha, admito - porque nesta semana recebemos a visita inesperada de um ilustre convidado... O verão veio mostrar as caras quando o  inverno já ia se despedindo e as flores se preparavam para receber a primavera. Ok, vamos parar com esse papo porque todo mundo sabe que, na maior parte do Brasil, as estações do ano não são nem um pouco definidas. Aqui nos trópicos, o calor sempre predominou, sempre deu praia o ano todo, as sorveterias sempre bombaram... Mas, pera aí, 45ºC? Melhor: 45ºC no inverno?
Só para dar uma ideia: no verão deste ano, segundo os meteorologistas, a temperatura mais alta foi de 39ºC! Acho que é para ter medo, não? Eu, quando era criança, achava que os termômetros derretiam ao marcar mais de 40 graus. Agora, crescidinha, já posso dizer que sobrevivi a uma temperatura superior a 40ºC - não sei se posso dizer o mesmo sobre os meus miolos. Uma dúvida: será que esta história será curiosa para os meus netos? Ou até lá vai ser normal a praia lotar numa quarta-feira de inverno?
Parece que a onda de verão já foi embora. O tempo ainda está abafado, mas o céu tem vários tons de cinza, as ruas estão cheias de poças e as árvores caídas nos fazem lembrar da ventania da madrugada. Só que tenho de reconhecer: eu bem que gostei desse 'verão micareta', mas senti falta de passar em frente às Lojas Americanas e ouvir Simone pelos alto-falantes, de topar com criancinhas alegres portando gorro de papai noel no meio da calçada, de ver, pela televisão, os shoppings lotados e de tentar definir com os amigos, sem sucesso, um roteiro espetacular de Réveillon... É, vou ter que esperar mais um pouco por dezembro.

Um comentário:

João Miller disse...

hahahah, joãozou. eu to amando esse calor filho da puta =)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails